CURSO DE DESIGN PERMACULTURAL - PDC

         PDC é a sigla em inglês para Curso de Design Permacultural, um currículo de 72 horas de aulas teóricas e práticas, reconhecido internacionalmente e baseado nas lições dos fundadores da permacultura, os australianos Bill Mollison (1928 - 2016) e David Holmgren (1955).

         Primeiro dia de aula do PDC 2 no quintal da Casa da Cidade.

      Nosso curso soma ao currículo tradicional, que busca capacitar os participantes a planejar territórios com mínimo impacto socioambiental, a partir da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos, introduzindo conceitos de permacultura urbana, tais como redução dos impactos ambientais das cidades, resiliência e regeneração socioambiental no meio urbano, transição para a economia de baixo carbono, construção de políticas públicas sustentáveis e direito à cidade.

   Na primeira edição, os participantes realizaram propostas de design e intervenções na própria Casa da Cidade. Nas três turmas subsequente, as práticas de design e de implementação de tecnologias ecológicas aconteceram no Espaço Cultural Jardim Damasceno, localizado no bairro da Brasilândia, na Zona Norte. Na quinta edição, as práticas e o estudo de caso de design foram realizadas em parceria com a Quebrada Sustentável, coletivo da Zona Leste de São Paulo.

        Os participantes realizam ainda 8 horas curriculares de tutoria prática com os educadores do coletivo, que são permacultores e ativistas com larga experiência - Claudia Visoni, Felipe Pinheiro, Guilherme Castagna, Gilberto Machel, Giuliana Capello, Julio Avanzo, Lucas Ciola, Nádia Recioli, Fábio Miranda, Thais Simoni, Peter Webb, Tomaz Lotufo e Vinicius Pereira, Andressa Capriglione, Arianne Azevedo, Jaison Pongiluppi, Ivy Frizo - tendo assim a oportunidade de aprofundarem seus estudos de acordo com suas áreas de maior interesse.

        A sexta edição foi o nosso primeiro curso de imersão de 9 dias, hospedados no Sítio Paiquerê com o projeto permacultural voltado à Casa Ecoativa, na Zona Sul de São Paulo, Península do Bororé. Em 2018, tivemos o PDC7 de volta ao Jardim Damasceno no primeiro semestre.

     Tivemos a grande alegria no 2o semestre de 2018, de realizar em parceria com o Instituto Casa da Cidade, o nosso primeiro PDC gratuito na Zona Noroeste de São Paulo, através do edital Casa Cidades, realizado pelo Fundo Socioambiental Casa, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa e Oak Foundation.

     Os espaços articulados foram ainda o Jardim Damasceno e o Grupo Sambaqui, sendo que a Comunidade Cultural Quilombaque Perus recebeu os projetos de design permacultural, enquanto estudo de caso. Foi uma nova fase que se iniciou no coletivo, ao construir pontes com uma zona da cidade com tanta potência pela sua exuberante natureza, valor patrimonial histórico, através do resgate da cultura ancestral e firmeza permanente, como herança da história dos Queixadas. Em 2019, tivemos o PDC9 em parceria com o Coletivo Do Estradão e agora teremos o PDC 10 . Confira!

               

           Em 2015 o coletivo PermaSampa lançou a 1ª edição de seu PDC urbano, em parceria com o Instituto Casa da Cidade. O curso se adapta à realidade de São Paulo, adotando um formato de 3 módulos de uma semana, com aulas à noite e durante um dia inteiro de sábado. Essa configuração permite aos participantes, ao longo dos 3 meses que o curso abarca, relacionarem o que aprendem nas aulas com sua vida cotidiana, além de aprofundarem-se numa relação mais longitudinal com seus colegas de turma, criando articulações coletivas, como temos observado ao longo das turmas.

Aula de Ervas Medicinais no PDC 4.

Bioconstrução de Brinquedoo com bambu no PDC 4.

Roda de conversa na aula do Peter Webb no PDC8-ZN, em Perus.