Please reload

Últimas postagens

Mutirão PDC-ZN PermaSampa: Plantio na Praça e Montagem de Biodigestor no Grupo Sambaqui, região da Brasilândia

     

 

          Neste último fim de semana (20 e 21/10) tivemos o 4º módulo do PDC - ZN do Coletivo PermaSampa apoiado pelo Fundo Socioambiental CASA em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa e Fundação OAK, e Instituto Casa da Cidade. O curso que também está sendo realizado no Espaço Cultural Jd. Damasceno e Quilombaque Perus, desta fez foi acolhido no Grupo Sambaqui, que é um espaço de cultura popular, que dedica-se desde 2002 à pesquisa e vivência das tradições culturais afro paulistas, como o Jongo, Samba de Bumbo e Batuque de Umbigada.

      Localizado no Jardim Guarani, na região da Brasilândia próximo à Praça da Rua Itambé do Mato, que recebeu no sábado o mutirão de plantio conduzido por Thais Simoni e Gilberto Machel, agrofloresteiros do corpo de educadores do coletivo. Os participantes do PDC se entregaram às atividades com muita alegria, além de colaborarem trazendo ferramentas, mudas e sementes para somar.

 

         Com destaque e agradecimento especial à galera do Estradão, projeto Quintal da Eunice, apoiado pela Lei de Fomento à Periferia de SP. Além de colaborar, eles encontraram uma mangueira de incêndio no lixo que serviu para montagem de um balanço que fez a diversão da criançada.

        Eis uma mensagem emocionante da Marina Piranga, colaboradora do Grupo Sambaqui: "O bonde passa o trilho fica... emocionante para nós ver a transmutação da aura da praça. Contemplo essa emoção de GRATIDÃO pela confluência nossa 💜 Zará tempo!!! Odara dara da."

 

       Enquanto o plantio acontecia na praça, na sede do Grupo Sambaqui rolava uma arte das minas com tinta de terra, spirulina e cola na parede e, a montagem de um biodigestor para resíduos da cozinha com a monitoria de Fábio Miranda Paz, do Instituto Favela da Paz, reconhecido desde sempre por sua genialidade enquanto músico, recentemente premiado como Inspiração no programa "Caldeirão do Huck", da Rede Globo.

 

       Já no domingo foi a vez do Fábio dar aula sobre energia, com a sua maleta solar em mãos, prestigiado por outros dois participantes do grupo que junto com ele aparecem no documentário "Visionários da Quebrada" - Fábio Lol do Samba do Bowl e Dimas Gonçalves Reis do Preto Império, com o livro Prato Firmeza, lançado pela ONG É Nóis, com receitas gastronômicas saudáveis feitas na periferia.

 

 

 

     Fazemos questão de destacar a participação da Creative Commes, com Raquel Blaque, Larissa Nakamura e Maria do Grupo Sambaqui na elaboração dos pratos saudáveis que encantaram as refeições.

 

      E assim vamos seguindo para os últimos módulos do curso, enquanto os grupos preparam os seus projetos de design permacultural para o Quilombaque Perus, nós nos preparamos para continuar alimentando essa rede que nos conecta com o essencial da vida, preservando uma cultura de permanência da mesma, com resistência, inspiração e firmeza.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload